Pesquisa personalizada

segunda-feira, junho 23, 2008

Veja as principais novidades do Firefox 3.0

Saiba onde tem o melhor preo antes de comprar



Quando a nova versão do Firefox foi desenvolvida, sabia-se que traria um grande número de mudanças. O grande número, então, foi revelado: 15 mil melhorias. Antes que o usuário pense que isto signifique 15 mil novidades, todas visíveis a olho nu, é preciso esclarecer que uma boa parcela destes incrementos foi feita no "motor" do Firefox, escondido sob o capô. Entretanto, somadas, essas melhorias impactam diretamente na experiência de navegação.

Há, porém, algumas novidades importantes e recursos de produtividade que devem ser observados, e estes podem ser divididos em duas áreas distintas: o que realmente mudará sua vida, e o que será mais uma comodidade na hora de navegar na web.



O que realmente vai mudar a vida dos internautas
foi anunciado junto com os planos do Firefox 3.0, com o nome de Places (na tradução, a palavra seria "Lugares"). Um recurso ousado, o Places juntaria em um mesmo banco de dados as páginas de Favoritos e o histórico de navegação do usuário. Ou seja, ao digitar "download", o navegador retornaria qualquer página de Favorito cujo título tivesse a palavra "download", bem como qualquer página que o usuário tenha visitado com esta palavra.

Na realidade, o sistema é um pouco mais poderoso que o anunciado. Isto porque o Places trouxe, também, a possibilidade de criar marcadores (tags) descritivos aos favoritos. Se o título de uma página for apenas o nome do site, mas na realidade em seu conteúdo estiverem notícias, arquivos para download, fotos e email, por exemplo, será possível especificar novas palavras-chaves, que permitirão a localização rápida do Favorito através da barra de endereço.

Também foi facilitada a inserção de novos sites aos Favoritos. Um ícone em forma de estrela, na barra de endereços, ao ser clicado abre uma caixa rápida de inclusão aos favoritos. Nela, é possível modificar o nome, escolher uma pasta ou
acrescentar marcadores, separados por vírgulas.

Em versões anteriores o programa possuía um mecanismo capaz de salvar sessões de navegação e restaurá-las quando travava. Agora, o Firefox salva qualquer sessão, mesmo as que não travaram, bastando para isso fechar o aplicativo pelo menu Arquivo > Sair. Com isto, ao abrir o navegador novamente as mesmas abas que estavam abertas na hora do fechamento são recarregadas.

No design do aplicativo, algumas coisas também m
udaram. A aparência do navegador está um pouco mais trabalhada (é mais bonita no Mac OS X, enquanto a interface de Linux perde até para a de Windows), ganhou um botão de Voltar maior, em comparação ao botão para Avançar nas páginas navegadas. Na barra de favoritos um botão "Mais Visitados" pega dinamicamente as páginas mais acessadas pelo usuário e as mostra em uma listagem de rápido acesso.

Dos novos recursos de comodidade, é important
e citar o redesenho no Gerenciador de Download. Agora, o mecanismo de downloads permite paralisar transferências para continuar mais tarde (recurso que depende, também, do servidor em que o arquivo de download está hospedado) e uma barra de busca para localizar documentos e arquivos baixados. O recurso mais importante, entretanto, é um utilíssimo cronômetro regressivo que informa, direto na barra de status do navegador em qualquer janela, quantas transferências estão em progresso e quanto tempo levarão para ser concluídas.

A barra de busca agora completa automaticamente palavras digitadas, com sugestões mais populares e também ficou mais fácil adicion
ar mecanismos de pesquisa ao menu. No menu interno de busca em conteúdos da página em visualização, a barra recebeu uma pequena modificação que permite marcar, de uma vez, todas as ocorrências da palavra no texto.

No campo de segurança, a Fundação Mozilla facilitou o acesso ao mecanismo antifraude e ao verificador da segurança de páginas. Assim, ant
es de digitar um dado qualquer o usuário pode conferir, com um clique no ícone da página (ao lado esquerdo do endereço) se os certificados de segurança são ou não válidos.

0 comentários:

Posts Recentes

Perfil

Regra Geral

© Copyright 2007 - 2008© Sonic CHIP Alguns Direitos Reservados*